A Importância da Contação de Histórias como Prática Educativa no Processo de Alfabetização

 

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Thaís Lima Gonzalez Sampaio

thaisgonzalez12@hotmail.com

Mayane Silva Marcineiro

mayanemarcineiro2014@outlook.com

 

RESUMO O presente artigo situa-se na área da Educação Infantil, tendo como tema a importância da contação de histórias como prática educativa no processo de alfabetização.  A pesquisa analisa aspectos importantes como: o surgimento da contação de história, sua relevância, o papel da família, contribuição para o processo de alfabetização, recursos e estratégias da contação de histórias. Objetivando compreender a importância da contação de histórias como prática educativa no processo de alfabetização, bem como descrever o método de contação de histórias, demonstrar a importância da contação de histórias e valorizar a prática de contação de histórias. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como sujeitos três professoras da Educação Infantil da rede de ensino público da cidade de Parnaíba, sendo desenvolvida a partir de questionários. Alguns autores que embasaram a fundamentação teórica do presente trabalho foram: Abramovich (2005), Busatto (2003), Toledo (2011), dentre outros de igual relevância para o desenvolvimento deste trabalho.

Palavras-chave: Contação de História. Prática Educativa. Alfabetização.

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Designed by Freepik